terça-feira, 1 de agosto de 2017

Reunião entre vereador e prefeito trata sobre o Programa de Controle do Mormo

O vereador Mariano Teixeira se reuniu com o prefeito Giovani Amestoy, para solicitar agilidade na implantação da Lei Municipal n° 3860/2017 de autoria do Vereador, aonde criou o Programa Municipal do Controle do Mormo e Anemia Infecciosa Equina, que foi sancionada pelo prefeito dia 28 de Junho de 2017.
 A preocupação do vereador é com a proximidade da Semana Farroupilha, pois os proprietários dos animais estão esperando uma definição do prefeito municipal. Segundo o Artigo 5° da Lei Municipal 3860/2017, o Executivo Município deveria por em prática o programa em até 30 dias a contar da data da sua publicação, o prazo venceu no dia 28 de Julho.
“Não quero que esta lei que considero tão importante, fique só no papel, pois temos que fazer Leis que realmente beneficie uma grande maioria de pessoas, pois de impostos e obrigações já estamos cheios”, relatou o vereador
Participaram do encontro, o secretário Geral Nei Tavares, secretário Adjunto da Agricultura, Indústria e comércio, Marcelo Freitas e o Veterinário Marcelo Cunha.
O programa auxiliará no aspecto sanitário do município, possibilitando maior participação em eventos com aglomerações de animais, como rodeios. Estabelece ainda redução no valor gasto pelo criador com transporte do material coletado até o laboratório e um profissional do município para fazer a coleta.
“Outros Municípios estão me procurando para saber mais informações sobre o Programa. O prefeito de Arroio dos Ratos através da veterinária do município, Roberta Costa, demonstrou interesse em implantar o programa. O prefeito de Bagé, Divaldo Lara já implantou o programa e irá viabilizar os exames com 56% de desconto para o desfile farroupilha. Os exames que no ano passado custava R$ 140 reais são realizados pelo valor de R$ 61,00 reais. Fico muito feliz em saber que iniciativas como estas, estão servindo de inspiração para outros municípios vizinhos”, avalia o vereador.    
Mariano Teixeira também conseguiu junto a secretaria de Agricultura do Estado um carro que atenderá o programa e outras ações. O veículo, um Kangoo/Renault será entrega para o município nos próximos dias.

Segundo o prefeito Giovani, na próxima semana a administração pretende realizar uma reunião com Inspetoria Veterinária, Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Caçapava, para definir algumas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário