sábado, 19 de agosto de 2017

Vereador participa de seminário sobre a educação pública na região

O vereador Luis Fernando Torres (Boca), participou na tarde desta sexta-feira, dia 18, na Câmara de Vereadores de Bagé, do 2º Seminário organizado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, em defesa da educação pública da Metade Sul do Estado e desenvolvimento regional.
Participaram do evento o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Edgar Preto, o Presidente da Comissão de Educação da AL, Deputado Nelsinho Metalúrgico, Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi, Representantes de Universidades, vereadores da região, estudantes e professores das Universidades Públicas da região.
O principal objetivo desses seminários e mobilizar a comunidade da região contra os cortes do Governo Federal nas Universidades Federais e nos Institutos de Educação, onde as verbas chegam 75% somente do valor necessário para manter as instituições, sem investimentos.
“Antes do Governo do Presidente Lula o jovem para freqüentar uma Universidade Federal tinha que mudar de cidade e para os mais pobres sobrava apenas as Universidades Particulares, porque os adolescentes trabalhavam o dia todo para estudar de noite, criando uma concorrência desleal nas vagas. Mas com a criação de novos programas e a criação de novas Universidades principalmente a Unipampa, a realidade da nossa região e da Fronteira Oeste mudou” disse o Vereador.
Torres comentou ainda, que a Unipampa está instalada em 10 cidades, com mais de 12 mil alunos, possibilitando que o mais humilde tenha a possibilidade de estudar em uma Universidade pública de qualidade, “mas que somente com a União dos vereadores, prefeitos, reitores, alunos e a população vai mudar esta realidade e evitar o fechamento de Universidades, porque a Unipampa está funcionando há menos de 10 anos, ou seja, sem tradição perto das outras que já estão consolidadas”, comentou.
“ A verdadeira inclusão social é feita através da educação, tanto que o maior sonho de um pai é ver o seu filho com um diploma na mão, principalmente quando é conquistado em uma Universidade Federal”, finalizou.
A Assembleia fará vários seminários para depois montar um relatório final e encaminhar ao Governo Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário