quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Vereadores fazem vistoria em três unidades de saúde

O Presidente da Câmara, Ricardo Rosso, junto com o Vereador Mariano Teixeira, realizaram na tarde desta terça-feira, dia 08, vistoria em três postos de saúde de Caçapava do Sul (ESF). Segundo os vereadores, o objetivo das visitas é  saber como está o andamento das unidades verificando as principais demandas da comunidade.
A primeira agenda foi no ESF I no Bairro Promorar, onde segundo as enfermeiras e a própria médica os atendimentos estão ocorrendo normalmente, com uma logística de consulta agendada que foi escolhida pelos próprios usuários.
O segundo ESF visitado foi da Vila Sul, onde o principal problema da unidade é a falta de um médico exclusivo para o posto, porque há alguns meses foi rescindido o contrato com a médica cubana responsável e até o momento existe um médico substituto atendendo no posto de forma provisória, três vezes por semana, somente de manhã, chegando a 45 fichas por semana. “ O médico do ESF é 40 h semanais, com isso, o atendimento provisória acaba não suprindo a demanda da região e não atendendo alguns grupos prioritários. Este problema acaba sobrecarregando o Pronto Atendimento”, disse o Presidente.
No mesmo ESF foi constatado também que um dos aparelhos do dentista está estragado há 20 dias, ficando a população da unidade sem este atendimento.
A terceira e última visita foi no ESF IV, na Vila Henriques. Durante a agenda os vereadores não conseguiram falar com a médica cubana da unidade porque estava atendendo uma criança, mas tiraram várias dúvidas com os servidores do local. A médica está atendendo normalmente, em tempo integral, mas a unidade está sem atendimento odontológico porque o compressor do dentista está estragado.
Em todas as unidades visitas, um dos pontos que preocuparam os vereadores é a falta de um médico pediatra para atender um grande número de crianças que são cadastradas na Estratégia da Saúde da Família.
Durante a noite, os vereadores apresentaram na sessão um pequeno relatórios das visitas feitas nas unidades, atualizando os demais parlamentares dos pontos positivos e negativos dos ESFs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário