sexta-feira, 15 de setembro de 2017

VÍDEO: Missa Crioula lota Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção

Os Festejos Farroupilhas, que configuram a maior festa popular do Rio Grande do Sul, também foram comemorados com fé.  Isto porque na noite de quinta-feira, 15 de setembro, foi realizada a Missa Crioula na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção.

O templo ficou lotado de fieis que vieram a caráter: Idosos, casais, jovens e crianças devidamente pilchados. Além disso, também puderam conferir o espaço campeiro sagrado, dedicado as tradições gaúchas. 

O padre Rudinei Lasch contou como foi à missa: “O povo entrou pilchado. Aconteceu um pedido de perdão e nesse momento foi atado na cruz dois lenços vermelho e branco (chimango e maragatos) como um sinal de paz. Depois entrou alguns símbolos como o pão, vinho, laço, faca e Nossa Senhora Aparecida”. 

A surpresa veio no final com uma dança típica: “Inovamos com a dança da Querência amada, isto é, a Igreja é nossa Querência amada”, disse o padre que complementou “Cultivar as tradições gaúchas é cultivar a fé. Manter acesa a chama da fé no coração das famílias é a missão da Igreja. E quando isto acontece, meu coração exalta de alegria e comprometimento com a Comunidade católica”.

 Por Eduardo Schneide

Nenhum comentário:

Postar um comentário