sábado, 18 de novembro de 2017

A situação do Abrigo Bem Me Quer dois anos após ser inaugurado

Câmara de Vereadores aprovou contratação emergencial de monitores para o Abrigo. Prefeitura alega que ainda não chamou profissionais por questões de caixa.


Em junho de 2015 foi inaugurado na rua João Faria de Oliveira Lima, no bairro Floresta, o imóvel destinado ao Abrigo Bem Me Quer. O local passou a receber crianças e adolescentes em vulnerabilidade, sob responsabilidade do município.

Na época eram cinco crianças atendidas. Hoje, o Abrigo acolhe 15 crianças e adolescentes, com idades entre 8 meses e 17 anos. Tem 11 funcionários, sendo três auxiliares de limpeza, três monitores, dois cargos de confiança, uma assistente social e uma coordenadora. Deste quadro, existe um déficit de monitores para auxiliar no atendimento. 

Para resolver o problema, a Câmara de Vereadores aprovou há cerca de um mês e meio, a contratação emergencial de dois monitores pra trabalhar no Abrigo durante um ano. Após a aprovação da Câmara, a Prefeitura fez processo seletivo para contratar os profissionais. 

Conforme a secretária de Assistência Social, Maria Tereza Macedo, os monitores serão chamados e justifica a demora: “Não chamamos estes profissionais ainda porque a folha do município está muito alta”. 

Atendimento
Quanto ao atendimento, a secretária salienta que jamais faltou: “Embora não sejam concursadas, as pessoas que trabalham no Abrigo atendem bem as crianças. São afetivas, responsáveis, tem vocação e comprometimento com o que fazem”. 

“Há pouco fiz um curso de acolhimento institucional. Fizemos de tudo para que as crianças tenham uma vida mais próxima do normal. O nosso objetivo é fazer deste local um lar, com ambiente em família e que ofereça qualidade de vida”, disse Ana Paula Freitas, assistente social que trabalha no Abrigo.

De acordo com a coordenadora do Abrigo, Andréa Brito Rodrigues, as condições estruturais estão melhores, desde a inauguração: “Foram feitos diversos reparos e compra de mobiliário”.


Fiscalização do Ministério Público 
O Ministério Público fiscaliza o trabalho que é realizado no Abrigo Bem Me Quer com inspeções trimestrais. Também faz visitas ao local uma vez por mês. 

O promotor Diogo Taborda esclarece que a análise do MP é verificar se os direitos das crianças e adolescentes estão sendo preservados. Quanto às questões relacionadas à organização administrativa, como a quantidade de monitores, fica a cargo do Poder Público. 

“Só cabe ao Ministério Público intervir, se for verificado prejuízo aos direitos das crianças e adolescentes”, salienta Taborda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário